Alguns velhos dogmas foram revistos, antigas manias passaram a ser condenadas dando lugar a novos códigos que se firmaram, algumas marcas de luxo caíram e desapareceram, outras subiram de cotação e realmente explodiram.
Em Agosto de 2012, a consultora Bain & Co. realizou um estudo e detectou que a “luxury shame” perdeu força, com as vendas de muitos artigos de luxo a voltar aos seus índices antes da crise ou mesmo superando esses volumes.
De acordo com a consultora, o valor crescente deve-se sobretudo a três motivos: as óptimas vendas na Ásia devido à expansão da classe média (com excepção do Japão que apresenta uma retracção, muito provavelmente devido aos efeitos dos últimos incidentes no país relativos ao tsunami e ao risco nuclear), o reforço da herança das marcas centenárias e o uso de mídias digitais. As marcas de luxo também expandiram a sua presença com novas lojas, e-commerce e publicidade extensiva.
A consultora Millward Brown Optimor, divulgou pelo 7º ano consecutivo as 10 marcas mais valiosas do mundo. Num comparativo apresentado neste artigo, pode-se percepcionar as variações de 2010 para 2011 onde Louis Vuitton sai na frente. De acordo com a pesquisa, a grife francesa valia 24.312 bilhões de dólares em 2010 passando para 25.920 bilhões de dólares em 2011 (+7%). Já de 2009 para 2010, a maison contabilizou um aumento de 23%. O mesmo aconteceu com a maioria das marcas da lista.
Confira a lista das grifes e quanto elas valem:
Confira a lista das grifes e quanto elas valem:
Volume Negócios (2010) |
Volume Negócios (2011) |
Louis Vuitton Hermes Rolex Chanel Gucci Prada Cartier Hennessy Moet&Chandon Burberry Fendi
Boas leituras!!!
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