sábado, 2 de junho de 2012

As Figuras Públicas e a Notoriedade das Marcas






Esta pequena sondagem foi o pontapé de saída para este artigo.


(A bola já rola...)



As figuras públicas são, hoje em dia, um forte parceiro de negócio de várias marcas. Numa conquista de notoriedade, as marcas saltam para o terreno, fazem o seu scouting e asseguram a contratação do melhor reforço da época.

Umas optam por transferências irreverentes, mediáticas e milionárias procurando aqui incrementar o impulso necessário para um campeonato elevado ao protagonismo de um vencedor, e assim, alcançar resultados positivos de forma célere. Outras, por sua vez, preparam a época step-by-step, com calculismo e mais musculatura cerebral, é na cultura táctica que depositam a expectativa de construir um plantel sólido e obter resultados profícuos a médio prazo.



O resultado da sondagem realizada vai de encontro aos insights gerados por um estudo realizado em 2011 por uma revista da especialidade.




(Livre perigoso...)



Cristiano Ronaldo, efectivamente merece lugar de destaque por se notabilizar como a figura pública com maior notoriedade espontânea. Já José Mourinho, surge logo abaixo, no entanto, este ocupa a mesma posição entre mulheres e classe média-alta e alta.




(...GOLOOOOOO!!!)



Se se efectuar uma análise por região, percepcionamos que homens e residentes na Grande Lisboa preferem Cristiano Ronaldo, ao invés, os residentes no Grande Porto destacam a figura José Mourinho.





(Jogada rápida e foi reposta a igualdade no marcador...)





As figuras públicas, reconhecidas na sociedade, que publicitam determinada marca, produto ou serviço, são escolhidas em função de critérios inerentes à política, valores e missão de determinada organização. Pretende-se com este tipo de ferramenta de marketing que as figuras públicas transmitam as suas características e valores ao público-alvo de determinado anúncio publicitário. As figuras públicas são geralmente escolhidas em função da sua notoriedade e também dos valores que estas transportam, criando assim uma sinergia de afectos entre aquilo que são os valores dessa mesma figura, os da organização e aqueles que pretendem fazer passar ao seu público. Desta forma, posiciona o seu activo e segmenta o target que pretende atingir.



(O 4º árbitro levanta a placa de descontos...)



No entanto, noutro estudo, quando colocada a questão "As celebridades influenciam a minha decisão de compra?", 74% dos inquiridos com idades compreendidas entre os 15 e 64 anos, residentes em Portugal, discordam. Ao dissecarmos estes valores, percebemos que são os mais jovens que entram mais vezes em concordância com esta questão, e, a faixa etária entre os 35 e os 44 a que mais discorda.


Estas análises são extremamente importantes na decisão de posicionar o anúncio para determinado público de forma a percepcionar-se o real impacto da relação entre a campanha e a figura pública.



(Fim da partida!)


Boas leituras!

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