terça-feira, 22 de maio de 2012

Marcas e Branding - Insucessos no Mundo Automóvel






A gestão de marcas ou branding, como é mais conhecido em marketing, e a sua importância para o sucesso ou fracasso das empresas.


É um assunto fascinante, já que faz parte do dia-a-dia de todas as pessoas, mesmo aquelas que, conscientemente, não percebem a sua influência. Estudar marcas é ir ao mais infímo pormenor do sentimento dos consumidores e nas emoções que as marcas os fazem sentir.

Segundo Philip Kotler, marca é: “Nome, termo, signo ou símbolo, ou uma combinação destes que tem a função de identificar os bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes”.
O "naming", acto de baptizar, atribuir nomes a produtos ou serviços é um dos maiores desafios da comunicação. O nome pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto.

Depois de anos de estudo em tecnologia, motorização, estética e funcionalidades, eis que surge aquilo que aparentemente é o mais simples, o "nome" para o automóvel.

No entanto, aquilo que pode parecer efectivamente simples, pode tornar-se numa dor de cabeça acumulada com os prejuízos inerentes de um nome mal escolhido.

Características fundamentais a ter em conta são o mercado e as suas variáveis macro-ambientais, tais como a demografia, tecnologia, economia e a variável sócio-cultural muitas vezes descurada.

Eis como um nome mal escolhido se transforma rapidamente numa venda mal sucedida e num exemplo claro de fracasso:


Opel Ascona (Portugal) - Mais tarde designado como 1604, depois Vectra e por fim Opel Insignia. O problema de marketing aqui é óbvio...










Mitsubishi Pajero (Espanha) - no país de nossos hermanos, Pajero tem uma conotação homossexual. Depois da percepção deste erro, a marca japonesa adoptou um conceito amplamente antagónico ao inicial e definiu o modelo como "Montero"...






Toyota MR2 (França) - lê-se   "emmerdeur", o que à luz da sua tradução, estamos perante um "chato". Mais tarde, o algarismo foi retirado.






Honda Jazz (Escandinávia) - Inicialmente designado por Fitta nestes países, foi um exemplo de fracasso ao estar associado com o orgão sexual feminino...







Citroen Picasso (Brasil) - Numa determinada região do Nordeste brasileiro, um Picasso é estreitamente associado à virilidade masculina (Pica+Aço)...







Mazda Laputa - Nos mercados Latino-Americanos, aquilo que seria uma suposta homenagem à ilha voadora da banda desenhada "As Aventuras de Gulliver", rapidamente se transformou numa menção honrosa à mais antiga profissão do mundo...







Conhecem mais?

Boas leituras!

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